O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, anunciou que a LCBO, agência responsável pela venda de bebidas alcoólicas na província, removerá os produtos americanos de suas prateleiras a partir de terça-feira, 4 de fevereiro. A medida também afetará o catálogo da LCBO, impossibilitando que restaurantes e varejistas de Ontário reabasteçam ou solicitem produtos dos Estados Unidos.
A decisão ocorre em resposta a uma nova imposição do governo dos Estados Unidos, que aplicará uma tarifa de 25% sobre as importações canadenses de produtos e uma taxa de 10% sobre a energia. Ford destacou que a província vende anualmente quase US$ 1 bilhão em bebidas alcoólicas dos Estados Unidos e afirmou que, a partir de agora, os consumidores de Ontário terão a oportunidade de escolher produtos locais ou canadenses.
Ford também aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de apoiar a produção local, sugerindo que nunca houve um momento melhor para escolher bebidas fabricadas em Ontário ou no resto do Canadá. O governo também lembrou a importância do consumo responsável de bebidas alcoólicas.