O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, anunciou que a província começará a retirar os produtos americanos das prateleiras do Conselho de Controle de Bebidas Alcoólicas de Ontário (LCBO), órgão responsável pela venda e distribuição de bebidas alcoólicas. A medida afetará não apenas os produtos nas lojas, mas também o catálogo da LCBO, impedindo que outros comerciantes e restaurantes da província possam adquirir ou repor esses itens, conforme comunicado de Ford em sua conta nas redes sociais.
A decisão ocorre no mesmo momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementará um decreto que impõe tarifas de 25% sobre as importações canadenses de produtos e de 10% sobre a energia. Com isso, a LCBO, que vende anualmente quase US$ 1 bilhão em produtos americanos, deixará de comercializar itens como vinhos, cervejas e destilados provenientes dos Estados Unidos, conforme foi anunciado. Ford incentivou os consumidores a optar por produtos fabricados localmente, como uma alternativa.
A medida entra em vigor nesta terça-feira, 4 de fevereiro, e marca um novo capítulo nas relações comerciais entre os dois países. O governo de Ontário destaca que a decisão visa estimular a produção e o consumo de produtos locais, enquanto o cenário mais amplo continua a ser moldado por uma série de ações comerciais e políticas entre os Estados Unidos, Canadá e outros parceiros globais.