A onda de calor continua intensa sobre o Brasil, especialmente no Sudeste, com temperaturas superiores a 40°C. De acordo com o Climatempo, o fenômeno deve persistir até o dia 24 de fevereiro, mas com uma leve redução nas próximas dias. Mesmo assim, as altas temperaturas continuarão, com destaque para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do norte de Minas Gerais, onde o calor pode atingir até 40°C nesta quarta-feira (19). Em São Paulo, espera-se pancadas de chuva, especialmente nas regiões central, oeste, sul e leste, com risco de tempestades.
O estado do Rio de Janeiro foi o mais afetado pela onda de calor, com a cidade de Silva Jardim registrando a temperatura mais alta do país, de 40,6°C, na terça-feira (18). O calor extremo também afeta outras cidades fluminenses, como Niterói e Seropédica, além de áreas no Espírito Santo e Minas Gerais. A previsão é de que as temperaturas permaneçam elevadas até o fim da semana, com possibilidades de chuva em locais como São Paulo e sul de Minas Gerais.
O fenômeno de calor intenso é causado por um bloqueio atmosférico que impede a chegada de massas de ar frio, o que resulta em pouca chuva e altas temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Enquanto o calor persiste em diversas regiões, algumas áreas, como São Paulo, podem registrar mais precipitações devido ao acúmulo de nuvens. Além disso, o Amazonas está em alerta para chuvas intensas.