Uma onda de calor intensa afeta várias regiões do Brasil, especialmente o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. As temperaturas devem superar até 7°C os valores esperados para o mês de fevereiro, com picos de calor acima de 40°C em algumas capitais, como o Rio de Janeiro, e até 35°C em São Paulo. A previsão é de que essa onda de calor se estenda até pelo menos o dia 24 de fevereiro, com a possibilidade de recordes de temperatura em diversas cidades, como em Vitória, Belo Horizonte e São Paulo, que já registraram as maiores marcas de 2025.
Além do calor intenso, o tempo permanece instável em algumas áreas, com chuvas isoladas no Sudeste e Centro-Oeste, especialmente à tarde, favorecidas pela umidade e altas temperaturas. No Sul, uma frente fria provoca chuvas intensas e rajadas de vento no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com condições mais secas no interior da Bahia, Piauí e Ceará. A previsão é de céu predominantemente claro e temperaturas elevadas, especialmente no litoral, onde a sensação térmica pode ser muito desconfortável.
Esse fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico que impede a formação de grandes nuvens de chuva e intensifica o calor. A onda de calor afeta nove estados e o Distrito Federal, com áreas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Bahia entre as mais impactadas. Meteorologistas alertam que as chuvas devem ser muito isoladas, com destaque para o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, enquanto o restante do país pode viver um período de céu parcialmente nublado e calor extremo.