Meteorologistas preveem uma onda de calor que pode elevar as temperaturas na região de Ribeirão Preto (SP) em até 5ºC acima da média, que normalmente fica entre 31ºC e 32ºC. O fenômeno, que começou a afetar a área na sexta-feira (28), deve durar até o dia 5 de março. As temperaturas podem atingir picos de 37ºC, com umidade relativa do ar crítica, cerca de 30%. Não há previsão de chuvas, e a sensação de abafamento deve ser ainda mais intensa com o avanço do sistema de alta pressão que afeta o Sudeste e o Sul do país.
Segundo especialistas, apesar de o calor ser forte, a região não deve registrar temperaturas superiores a 40ºC, mas ainda assim, o clima será muito quente e seco. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alertas sobre o calor extremo causado pela formação de dois sistemas de alta pressão. A combinação de fatores torna a possibilidade de chuvas remota, o que contribui para o tempo firme e temperaturas elevadas.
As cidades da região, como Monte Alto, Guatapará, Sertãozinho, e Franca, devem registrar temperaturas entre 32ºC e 35ºC nos próximos dias. O índice UV também permanece elevado, o que aumenta os cuidados necessários para a população, especialmente em relação à exposição solar. A previsão é de que o clima quente continue afetando a área ao longo do Carnaval, com temperaturas intensas até pelo menos o início de março.