A partir da quarta-feira (12.fev.2025), uma nova onda de calor afetará as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, com previsões de temperaturas que podem atingir os 40°C até o dia 18 de fevereiro. O Sudeste será impactado principalmente por um sistema de alta pressão atmosférica que impede a chegada de frentes frias. Cidades como Rio de Janeiro e noroeste de Minas Gerais podem registrar até 40°C, enquanto Vitória terá temperaturas de até 38°C, e São Paulo e Belo Horizonte devem alcançar até 35°C.
No Sul do Brasil, o calor intenso começou no dia 2 de fevereiro e permanecerá até quarta-feira, sendo influenciado pela falta de chuvas na Argentina e no centro-oeste do Rio Grande do Sul. A Grande Porto Alegre poderá registrar temperaturas de até 40°C, e existe a possibilidade de que o recorde de 43,8°C, registrado em Quaraí (RS), seja superado. O fenômeno é um reflexo das condições climáticas adversas na região, que têm gerado temperaturas acima do esperado para o período.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas fortes em diversas partes do Brasil, incluindo estados como São Paulo e regiões do Norte. Por outro lado, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo não devem registrar chuvas até pelo menos o final de fevereiro, quando se espera o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica que tem predominado nessas áreas.