O estado de São Paulo enfrenta uma intensa onda de calor nesta segunda-feira (17), com temperaturas superiores a 40 graus em várias regiões. O litoral e o Vale do Ribeira foram as áreas mais afetadas, com picos de 40,2 graus em Iguape, 40,1 em Registro e 40 graus em Santos. A situação é ainda mais crítica em municípios como Registro e Guarujá, que lidam com o atendimento a famílias desalojadas pelas chuvas das semanas anteriores. A previsão é de que as altas temperaturas persistam até quarta-feira (19), com destaque para o alerta para a proteção de grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças pequenas.
Em São Paulo, os termômetros de rua marcaram temperaturas acima de 40 graus na zona oeste da capital, onde o número de atendimentos públicos ultrapassou 200 mil desde quinta-feira (13). As condições climáticas extremas também afetaram a umidade do ar, que chegou a 34% em algumas áreas, o que pode agravar os problemas respiratórios. A Defesa Civil e o Inmet destacam que esta é a primeira onda de calor no estado de São Paulo em 2025, e a terceira no país, com expectativas de chuvas a partir de terça-feira (18).
Diante das altas temperaturas, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) orienta a população a adotar cuidados como a hidratação constante, o uso de protetores solares e o uso de chapéus. Também é recomendado evitar a exposição ao sol forte, especialmente entre 10h e 17h, e praticar atividades físicas em horários mais frescos. Apesar dos alertas e recomendações, não há restrições para atividades escolares ou ao ar livre em parques e áreas de lazer na cidade.