Nesta quarta-feira (12), uma onda de calor começou a afetar diversas regiões do Brasil, incluindo o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e deve durar até o dia 21 de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas áreas podem registrar temperaturas próximas aos 40°C, com destaque para o Rio de Janeiro, onde a máxima pode alcançar 39°C. Além disso, Santa Catarina e Porto Alegre também enfrentam altas temperaturas, com cidades como Florianópolis podendo registrar 35°C.
As capitais brasileiras, com exceção de Brasília, Porto Velho e São Luís, têm previsões de temperaturas superiores a 30°C. As cidades mais quentes devem ser Rio de Janeiro, com 39°C; Florianópolis, com 35°C; e Porto Alegre e Boa Vista, com 34°C. Outras capitais como São Paulo, Vitória e Manaus devem registrar máximas de 33°C, enquanto cidades como Goiânia e Belo Horizonte terão termômetros em torno dos 31°C.
O INMET também alertou sobre a possibilidade de chuvas isoladas e trovoadas durante a noite desta quarta-feira, com exceção da Região Nordeste. A onda de calor está sendo acompanhada de perto, pois já provocou recordes de temperatura em algumas regiões, como no Sul do Brasil, onde os termômetros ultrapassaram os 40°C nos dias anteriores. A previsão é de que as altas temperaturas persistam, com impactos nas condições climáticas e na saúde da população.