A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abriu as inscrições para sua edição de 2025, com a expectativa de contar com a participação de 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição oferece 8.450 medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa. A iniciativa, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), visa estimular o interesse pela matemática e contribuir para a formação de jovens talentos, com oportunidades de bolsas e programas de iniciação científica.
A Obmep, que já atingiu 5.564 municípios e conta com uma versão mirim voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, segue com seu formato de duas fases: a primeira será realizada em 3 de junho, com uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda ocorrerá em 25 de outubro, com uma prova discursiva. Além das medalhas e menções honrosas, os premiados têm acesso a programas de reforço em matemática, com bolsa para estudantes de escolas públicas. A Olimpíada também premia destaques estaduais, com mais de 20 mil medalhas distribuídas por edição.
Nos últimos anos, a Obmep tem sido um caminho importante para o ingresso no ensino superior, com universidades utilizando o desempenho em olimpíadas como critério para seleção. O Impa, por exemplo, oferece vagas no curso Impa Tech para medalhistas. Estudantes que participaram da competição, como Luiz Filippe e Raquel, ilustram como a Obmep tem servido de base para suas trajetórias acadêmicas, com muitos ingressando em cursos de alto nível, como medicina, através de modalidades de ingresso específicas.