Projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e chega nesta semana a três instituições
Para promover hábitos alimentares equilibrados, ensinar sobre cultivo e sustentabilidade e fortalecer a conexão das crianças com a natureza, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/02) oficinas de horta escolar em três unidades educacionais.
As oficinas integram o Programa de Segurança Alimentar – Horta Escolar, que tem como objetivo promover a segurança alimentar por meio da implementação de hortas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Além de fornecer alimentos frescos e saudáveis, o programa contribui para a construção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes, incentivando uma alimentação balanceada desde a infância.
Nas oficinas, as crianças aprendem de forma lúdica sobre cultivo de hortaliças, sustentabilidade e a origem dos alimentos. A produção obtida nas hortas complementa a merenda escolar e dialoga diretamente com o cardápio elaborado pela equipe de nutrição da SME, garantindo que as refeições sejam equilibradas e nutritivas.
O Programa de Segurança Alimentar, que foi criado em 2001, era conhecido como Projeto Horta Escolar. Em 2024, atendeu 114 mil estudantes em 377 unidades educacionais, além de distribuir ou plantar 120 mil mudas de hortaliças.