Durante os meses de março e abril, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove quatro oficinas focadas no uso do escaneamento 3D aplicado à tecnologia assistiva. Essa prática visa melhorar a independência e inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, utilizando recursos tecnológicos inovadores. As oficinas serão realizadas presencialmente no campus da Fundação, em São José, e são direcionadas a profissionais como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos e designers.
As atividades serão conduzidas pela professora Dra. Isabella Sierra, docente da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA) da FCEE. A iniciativa busca capacitar os profissionais envolvidos a utilizar o escaneamento 3D como ferramenta para desenvolver soluções personalizadas e eficazes, promovendo a autonomia de pessoas com necessidades especiais. As oficinas também exploram a criação de produtos adaptados, abordando tanto o aspecto técnico quanto as razões para as adaptações necessárias.
De acordo com a coordenadora do CERTA, Alva Moretto, a ação tem como objetivo proporcionar um conhecimento prático que possa ser aplicado diretamente no auxílio a pessoas com deficiências. Mais informações sobre as oficinas estão disponíveis no site da FCEE, oferecendo aos interessados a oportunidade de se inscrever e participar do projeto que une inovação tecnológica e inclusão social.