Em 12 de fevereiro de 2025, deputados e senadores governistas se reuniram com Pedro Vaca, representante da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Brasília. Durante o encontro, a senadora Eliziane Gama, relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, entregou o relatório final do grupo à delegação da organização. Vaca destacou a percepção do poder da desinformação no Brasil, tema abordado pela comissão durante os debates.
Os congressistas presentes no encontro enfatizaram que há uma distorção do conceito de liberdade de expressão no país e reafirmaram que o Brasil vive uma normalidade democrática. Além disso, apresentaram as conclusões da CPMI e discutiram a atual situação da liberdade de expressão no contexto digital, tema que a OEA está investigando durante sua visita. A delegação da organização está no Brasil até o dia 14 de fevereiro para ouvir representantes dos Três Poderes e compreender diferentes perspectivas sobre o tema.
Na mesma data, Pedro Vaca e sua equipe se encontraram com a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A OEA também manteve encontros com ministros, congressistas da oposição, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério dos Direitos Humanos, ampliando as discussões sobre a liberdade de expressão no país. A visita, que inclui cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, visa analisar a situação atual e identificar possíveis desafios nesse campo.