O Estado de São Paulo e grande parte do Brasil devem enfrentar uma nova onda de calor na próxima semana, com temperaturas que podem ficar até 5% acima da média histórica. Em São Paulo, a temperatura média histórica para esse período é de 24ºC, mas a capital paulista deverá registrar valores superiores a 30ºC entre domingo, 16, e quarta-feira, 19. A previsão indica que a terça-feira, 18, será o dia mais quente, com uma máxima de 33,4ºC e sensação térmica superior a 40ºC.
Durante esse período, a umidade relativa do ar tende a aumentar, o que pode intensificar a percepção do calor. A sensação térmica, que é como o corpo humano percebe o calor ou o frio, será afetada não apenas pela temperatura, mas também pelas condições de umidade e do vento. A previsão de calor intenso pode trazer desconforto para a população, especialmente no interior e na capital paulista.
Essa onda de calor deve afetar diversas regiões, colocando a população em alerta para os cuidados com a saúde, como a hidratação adequada e o uso de roupas leves. As altas temperaturas, associadas à umidade elevada, exigem atenção redobrada para evitar problemas como desidratação e exaustão pelo calor. As autoridades meteorológicas recomendam que as pessoas evitem a exposição ao sol durante os períodos de pico de calor.