Nos Estados Unidos, a escassez e o aumento do preço dos ovos se tornaram um problema crescente. O preço de uma dúzia de ovos dobrou em apenas um ano, passando de US$ 2,51 para US$ 4,77. A alta, que se acelerou especialmente entre dezembro e janeiro, tem sido um dos principais fatores da inflação no país. Algumas redes de supermercados limitaram a quantidade de ovos que os consumidores podem comprar, enquanto restaurantes, como a Waffle House, adicionaram taxas extras para cobrir os custos elevados.
A principal razão para essa escassez é um surto de gripe aviária, identificado em 2022, que afetou milhões de aves. O vírus H5N1 causou a morte de mais de 130 milhões de galinhas nos Estados Unidos, impactando diretamente a produção de ovos. Além disso, quando uma granja é afetada, é necessário sacrificar todas as aves ao seu redor, o que leva a uma queda temporária na produção até que novas galinhas possam começar a botar ovos, o que leva meses.
O aumento no preço dos ovos tem afetado especialmente as famílias de baixa renda, que gastam uma proporção maior de sua renda com alimentos. Economistas não acreditam que os preços vão diminuir em 2025, já que o surto de gripe aviária continua sem sinais de fim. Especialistas sugerem que é necessário adotar novas medidas de biossegurança para controlar a propagação do vírus e estabilizar a produção de ovos no futuro.