O núcleo do índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos, que exclui itens voláteis, apresentou uma alta de 0,3% em janeiro comparado a dezembro, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho. No acumulado anual, o núcleo do PPI subiu 3,6%, mostrando uma aceleração em relação a dezembro, quando a alta foi de 3,5%. Este indicador é considerado um termômetro importante da inflação no país, especialmente após recentes surpresas com o índice de preços ao consumidor (CPI).
Em relação ao mês de dezembro, houve uma desaceleração no crescimento mensal do núcleo do PPI, que havia sido revisado para uma alta de 0,4%, após inicialmente ser reportado como estável. Além disso, os dados revisados para o PPI completo também indicam uma leve desaceleração no crescimento de janeiro, com uma alta mensal de 0,5%, comparada à revisão de 0,2% registrada em novembro. Esses ajustes refletem uma análise mais precisa do comportamento dos preços no último trimestre.
Analistas esperavam uma alta de 0,3% para o núcleo do PPI no mês de janeiro e 3,3% na variação anual, de acordo com estimativas da FactSet. A revisão dos números de dezembro e novembro, embora não tenha alterado significativamente o quadro, destaca as nuances do comportamento inflacionário e reforça o acompanhamento de perto por parte dos mercados, dado o impacto das flutuações nos preços dos produtores sobre as expectativas econômicas futuras.