A partir de segunda-feira (3), os boletos bancários passarão a aceitar novos métodos de pagamento, incluindo o Pix, além do tradicional código de barras. A resolução do Banco Central, aprovada em dezembro, permite que os boletos contenham um código QR específico para a quitação via Pix, o que proporciona transações mais rápidas e sem a necessidade de esperar dias pela compensação, como acontece com o processo atual.
A mudança tem como objetivo modernizar e agilizar os pagamentos, sendo uma vantagem para os consumidores que agora poderão realizar o pagamento de forma instantânea. A resolução também prevê a criação do boleto de cobrança dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de papéis, como duplicatas, quando esses títulos forem negociados. No entanto, a implementação desse novo sistema ainda depende de uma instrução normativa do Banco Central.
O boleto dinâmico visa aumentar a segurança na negociação de títulos, oferecendo garantias tanto para o pagador quanto para o credor. A medida é vista como um avanço para o sistema financeiro, especialmente para pequenas e médias empresas, ao permitir uma forma mais segura de pagamento e transação de títulos como a duplicata escritural. A introdução desse boleto será possível após a implementação de sistemas de registro digital, prevista para ocorrer dentro de seis meses.