No último sábado (1°), Davi Alcolumbre foi eleito presidente do Senado, e a nova composição da Mesa Diretora foi definida. A nova Mesa conta com representantes de 11 das 12 bancadas partidárias do Senado, com exceção do Partido Novo. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estão representadas, e pela primeira vez, três mulheres fazem parte da composição da Mesa, sendo duas como titulares e uma como suplente.
A eleição da Mesa foi conduzida por Alcolumbre e ocorreu por aclamação, com a adesão unânime dos senadores, conforme o acordo entre os partidos. A distribuição dos cargos levou em conta a participação proporcional das bancadas e blocos parlamentares, conforme determina a Constituição. Além dos cargos da Mesa, também foram definidos os presidentes das comissões do Senado.
Dentre os novos cargos, destaca-se a eleição da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) como Primeira-Secretária, sendo a primeira mulher a ocupar a função. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi nomeado para a Segunda-Secretaria, e Ana Paula Lobato (PDT-MA) ocupará a Terceira-Secretaria. A Quarta-Secretaria foi assumida pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE). Os senadores suplentes eleitos foram Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB-RN) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).