A partir desta terça-feira (11), o Instagram implementa novas restrições para contas de adolescentes entre 13 e 17 anos no Brasil, visando aumentar a segurança e proteção dos jovens na plataforma. As mudanças incluem a ativação automática do modo adolescente, que torna os perfis privados e limita a interação com contas desconhecidas. Agora, os usuários menores de 18 anos precisarão autorizar manualmente quem pode interagir com suas publicações, e os pais de adolescentes abaixo de 16 anos terão controle sobre as configurações de privacidade.
Entre as outras mudanças estão a restrição de mensagens diretas, que só poderão ser enviadas por pessoas que já seguem o adolescente, e o filtro de palavras ofensivas, por meio do recurso “Palavras Ocultas”. Além disso, o Instagram reduzirá a exibição de conteúdo sensível, como postagens relacionadas à violência ou à promoção de cirurgias estéticas. Os jovens também poderão personalizar os tópicos que aparecem mais frequentemente no “Explorar” e receberão notificações para incentivar o desligamento após uma hora de uso diário.
A plataforma também oferece novas ferramentas de controle parental, permitindo que os responsáveis definam limites de tempo de uso e restrinjam o acesso em horários específicos. Além disso, será possível monitorar as interações dos adolescentes nas últimas semanas. Para garantir que as restrições sejam cumpridas, o Instagram implementará uma verificação de idade para evitar que menores de 18 anos contornem as novas regras, exigindo que os usuários forneçam dados precisos sobre sua idade.