O Brasil se prepara para uma nova onda de calor que deve iniciar nesta segunda-feira, 17 de fevereiro. O fenômeno afetará, inicialmente, partes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, e se expandirá posteriormente para Goiás e Bahia. A massa de ar quente e seco, já presente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, deve intensificar sua presença a partir de domingo, 16 de fevereiro, com temperaturas que podem ultrapassar a média climatológica em mais de 5°C.
Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, as temperaturas já superaram os 40°C, com Porto Alegre registrando 39,3°C. Esta será a terceira onda de calor no Brasil desde o início de 2025, com as duas primeiras ocorrendo em janeiro e fevereiro, também no Rio Grande do Sul. A segunda onda de calor, entre 2 e 12 de fevereiro, provocou a emissão de um alerta vermelho de grande perigo, que se estendeu até o dia 12, afetando também partes de Santa Catarina e Paraná.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada por temperaturas máximas que superam em 5°C ou mais a média mensal por pelo menos cinco dias consecutivos em uma grande área. A nova onda de calor está prevista para ser igualmente intensa, impactando diversas regiões do país e exigindo atenção das autoridades e da população.