Uma nova onda de calor deverá atingir sete estados brasileiros a partir de segunda-feira (17), conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar quente e seco, que já tem afetado o Sudeste, Sul e Nordeste nos últimos dias, intensificará seus efeitos a partir do domingo (16), elevando as temperaturas acima da média para a época do ano. Este será o terceiro evento de calor extremo de 2025, com expectativa de que as máximas superem 5°C em relação à média histórica.
A onda de calor afetará inicialmente os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, e deverá se estender para Goiás e Bahia. As duas primeiras ondas de calor deste ano ocorreram em janeiro e fevereiro, com destaque para o impacto no Rio Grande do Sul. A segunda onda, que ocorreu entre 2 e 12 de fevereiro, provocou temperaturas acima de 40°C em diversas cidades do estado, incluindo Porto Alegre, que registrou 39,3°C.
Durante esse período, o Inmet emitiu um alerta de grande perigo, o qual permaneceu ativo até 12 de fevereiro, afetando também o Paraná e Santa Catarina. A previsão é que a nova onda de calor traga condições ainda mais extremas, com temperaturas que podem representar risco à saúde e ao bem-estar da população em várias regiões afetadas.