Uma nova cratera se abriu na manhã de quinta-feira (20) no bairro Jardim Mourisco, em Taubaté, resultando na interdição de três casas. A cratera surgiu após o asfalto da avenida Santina Alvissus Fernandes ceder, e, devido à instabilidade do solo, uma casa foi completamente interditada, e um casal de idosos precisou ser retirado. Outras duas residências foram afetadas, uma delas de forma parcial. A Defesa Civil está monitorando a situação e mantendo a interdição das casas enquanto as obras de recuperação da via não são finalizadas.
A Prefeitura de Taubaté informou que as obras de recuperação da cratera devem durar cerca de dois meses. O vice-prefeito e secretário de Obras, Oliveira Neto, explicou que o processo inclui estabilização das laterais do buraco, a substituição de tubulações danificadas e a recuperação do asfalto. Além disso, ele destacou que não há previsão de novas interdições em outras residências, mas que a obra exigirá a aquisição de materiais específicos, o que está sendo resolvido por meio de licitação.
Este não é o primeiro incidente relacionado à cratera na avenida Santina Alvissus Fernandes, que, em 2023, causou a evacuação de nove famílias. A Prefeitura também trabalha na recuperação de outra cratera no bairro Estiva, cujas obras devem ser realizadas simultaneamente. O município aguarda a entrega dos materiais para dar andamento às reparações, com expectativa de conclusão das intervenções nos próximos dois meses.