Neymar se prepara para disputar seu primeiro clássico desde o retorno ao Brasil, quando o Santos enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena pela nona rodada do Campeonato Paulista. O atacante, que iniciou sua carreira no futebol brasileiro pelo clube santista, tem um retrospecto misto contra o time do Parque São Jorge. Ao longo de 19 confrontos, Neymar conquistou seis vitórias, cinco empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 40%. Ele marcou quatro gols em jogos contra o Corinthians, incluindo duas vezes no Paulistão e uma na Libertadores.
Além disso, o jogador teve dificuldades nos confrontos de mata-mata, com uma única vitória, na final do Campeonato Paulista de 2011. Em outras edições, Neymar ficou com o vice-campeonato, como em 2009 e 2013, e foi eliminado na semifinal da Libertadores de 2012, quando o Corinthians conquistou o título. Comparado ao desempenho contra outros clubes, como o Palmeiras, onde tem 41,6% de aproveitamento, e o São Paulo, onde se destaca com 66,6% de aproveitamento, o desempenho de Neymar contra o Corinthians é mais equilibrado.
Com contrato até o meio do ano, Neymar tem, no máximo, as 12 primeiras rodadas do Brasileirão em seu calendário, caso não renove seu vínculo com o Santos. O jogador também poderá participar do mata-mata do Paulistão, sendo uma das últimas oportunidades para disputar títulos pelo clube antes de uma possível saída.