Neymar fará seu primeiro clássico desde o retorno ao Brasil na próxima quarta-feira, quando o Santos enfrenta o Corinthians pela nona rodada do Campeonato Paulista. O jogador, que começou sua carreira no futebol brasileiro vestindo a camisa santista, tem um retrospecto misto contra o time do Parque São Jorge. Em 19 partidas disputadas contra o Corinthians, Neymar obteve 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, com 4 gols marcados, sendo sua maior conquista uma vitória na final do Campeonato Paulista de 2011.
Apesar da boa trajetória no Santos, Neymar não tem um desempenho destacado nos confrontos decisivos contra o Corinthians. Nos mata-matas, o jogador venceu apenas uma vez, na conquista do Estadual de 2011, mas perdeu em outras edições do Paulistão e na semifinal da Libertadores de 2012. Quando comparado a seus números contra outros grandes clubes paulistas, seu retrospecto contra o Corinthians é um dos menos favoráveis, embora o desempenho contra Palmeiras e São Paulo seja significativamente melhor.
Com contrato até meio do ano, Neymar pode ter seu tempo no Brasil limitado, já que seu vínculo com o Santos pode não ser renovado. Caso isso aconteça, ele poderá participar das primeiras 12 rodadas do Brasileirão ou dos confrontos decisivos no Campeonato Paulista, uma competição onde ainda há possibilidade de alcançar novos títulos.