A Nasa está prestes a lançar o telescópio espacial SPHEREx, uma missão ambiciosa para explorar as origens do universo e procurar por reservatórios de água na Via Láctea. O lançamento está agendado para sexta-feira (28), a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX. O SPHEREx tem como objetivo investigar o que aconteceu logo após o Big Bang, além de mapear a distribuição de galáxias e estrelas no cosmos.
Com uma missão de dois anos, o SPHEREx buscará respostas sobre a inflação cósmica, um fenômeno que descreve a rápida e exponencial expansão do universo logo após o Big Bang. Através da espectroscopia, o telescópio criará um mapa tridimensional do universo em 102 cores e investigará a composição de estrelas, galáxias e a luz cósmica. O observatório também se dedicará a localizar moléculas congeladas, como água e dióxido de carbono, em nuvens moleculares dentro da nossa galáxia.
Além de suas contribuições para a cosmologia, o SPHEREx será crucial para entender a distribuição de água no universo, com foco nos grãos de poeira interestelar em regiões de formação estelar. Os cientistas acreditam que essas nuvens são os locais onde a maior parte da água do universo é formada e armazenada. Assim, a missão pode proporcionar novos conhecimentos sobre a história da água no cosmos e o papel de moléculas essenciais para a vida em nosso planeta.