A Nasa divulgou que o asteroide 2024 YR4, com um diâmetro de até 91 metros, pode colidir com a Terra em 2032. Embora a agência reforce que as chances de impacto são muito pequenas, elas aumentaram desde a primeira estimativa, passando de 1,2% para 3,1%, ou 1 em 32. A Nasa observa que, no momento, não há outro grande asteroide com chances tão altas de colidir com o planeta.
O 2024 YR4 foi detectado em dezembro de 2024 pelo sistema de alerta de impactos terrestres no Chile e está sendo monitorado por telescópios terrestres. A Nasa estima que o asteroide tenha entre 40 e 91 metros de diâmetro, e, caso se confirme a colisão, o impacto ocorreria a uma velocidade de cerca de 61.000 km/h. Embora o evento pudesse causar danos significativos localmente, não representaria uma ameaça global, ao contrário de asteroides muito maiores.
A agência espacial continua a monitorar a trajetória do objeto e acredita que o risco de impacto pode ser descartado com o tempo. Em março, o Telescópio Espacial James Webb fará observações detalhadas do asteroide para avaliar seu tamanho de forma mais precisa. O 2024 YR4 continuará visível para observatórios terrestres até abril, mas deverá se tornar muito difícil de detectar até junho de 2028.