Durante um passeio pelo canal Leeds & Liverpool, que atravessa as colinas do norte da Inglaterra, o clima frio e o gelo formavam um cenário peculiar para uma viagem de barco. Embora o inverno geralmente não seja a temporada ideal para um passeio de barco, a estação baixa traz vantagens, como a tranquilidade das vias navegáveis e a ausência de grandes filas nos locks e pontos de abastecimento. O canal, que atinge 148 metros acima do nível do mar ao cruzar os Peninos, só recentemente havia descongelado após uma onda de frio.
A viagem, mais silenciosa e serena, também proporcionou uma oportunidade única para quem é novo no comando de uma embarcação pesada como o narrowboat, que pode pesar até 30 toneladas. A falta de tráfego de outros barcos tornou a experiência menos estressante, especialmente para quem está aprendendo a manobrar através de curvas apertadas, pontes estreitas e áreas com barcos atracados. A experiência de pilotar um wide-beam boat de 3,5 metros de largura trouxe novos desafios e sensações para quem buscava um passeio tranquilo.
Além disso, os passeios nos canais do norte da Inglaterra, embora mais conhecidos durante os meses mais quentes, ganham um charme especial no inverno, com menos pessoas e uma paisagem coberta por neve nas colinas. Essa combinação de paz, beleza natural e menos interferência no tráfego de barcos torna os passeios de inverno ideais para quem procura uma experiência mais calma e introspectiva nos canais.