O futebol é um ambiente de inclusão, mas ainda há desafios relacionados à representatividade feminina, especialmente em posições de liderança. No Brasil, o Palmeiras é o único clube da Série A do Campeonato Brasileiro presidido por uma mulher. Para debater o papel das mulheres nesse contexto e incentivar o futebol feminino, o Troféu Camisa 13 realizou, no dia 11 de fevereiro, a palestra “Da arquibancada à liderança: o caminho de uma mulher no Futebol”, com a presença de Eveline Maia, consultora de marketing e mentora de projetos voltados para mulheres no esporte.
Durante o evento, Eveline destacou que o futebol feminino está em transformação, mas ainda precisa de mais visibilidade. Ela enfatizou a importância de valorizar as atletas, o que gera maior interesse do público pela modalidade. Além disso, a mídia tem contribuído para aumentar a visibilidade do futebol feminino, que, com a proximidade de eventos internacionais como a Copa do Mundo, tende a ser ainda mais reconhecido. Eveline também defendeu que o futebol seja considerado um espaço para as mulheres, com ações que contemplem suas necessidades e realidades.
O Troféu Camisa 13, que já se consolidou como um importante espaço de debates sobre o esporte no Pará, também tem promovido a valorização do futebol feminino. Desde 2024, um dos troféus da premiação é dedicado exclusivamente à modalidade. Zaire Filho, coordenador do evento, ressaltou que o prêmio, além de reconhecer atletas e clubes, tem se tornado um fórum para discussões essenciais sobre o futuro do esporte. A professora de Educação Física, Davina Gadelha, também comentou sobre o avanço da presença feminina no futebol, destacando a importância da representatividade para atrair mais mulheres para o ambiente esportivo.