No dia 3 de fevereiro, a Polícia Militar prendeu uma mulher em Prainha, no oeste do Pará, após uma denúncia de abandono de incapaz. As crianças, de idades não reveladas, foram encontradas em situação de extrema vulnerabilidade na Vila de Boa Vista do Cuçari, localidade de difícil acesso. Elas estavam sozinhas, nuas, sujas e sem alimentos, em uma residência em condições insalubres e inseguras. A mãe das crianças havia saído de casa no dia 31 de janeiro e não retornou até a abordagem policial.
A denúncia, que chegou ao Conselho Tutelar, resultou em uma ação imediata. Ao chegarem ao local, os policiais constataram o abandono e, após a abordagem, levaram as crianças para a casa de uma tia. A mãe foi localizada consumindo bebida alcoólica e presa em flagrante. Ela já havia sido presa anteriormente por um episódio similar envolvendo os mesmos filhos, o que gerou preocupação quanto ao histórico de negligência.
A prisão foi dificultada pela localização remota da vila, que só pode ser acessada por transporte aquático, o que causou atraso na apresentação da mulher à Delegacia de Polícia Civil de Prainha. O Conselho Tutelar já estava ciente do histórico da mãe, que demonstrou falta de responsabilidade e cuidado com seus filhos, colocando-os em uma situação de total abandono.