Walterlina Porto da Silva, gaúcha de 99 anos, superou o medo e realizou um antigo sonho: tomar um banho de mar. A experiência aconteceu na última quinta-feira (6), em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, quando ela se aventurou além de molhar apenas os pés e entrou completamente na água. Emocionada, contou que a onda a “lavou inteira” e descreveu o momento como o “melhor banho” de sua vida, com a água levando até suas lágrimas embora.
Nascida em Taquari e moradora de Porto Alegre, Dona Walterlina, que sempre foi ativa com atividades manuais e culinária, recebeu o incentivo da família para realizar o sonho com a ajuda de serviços de acessibilidade, como as cadeiras anfíbias disponibilizadas pelo Sesc/RS. A iniciativa, que oferece banho de mar para pessoas com dificuldades de mobilidade, garantiu sua segurança e conforto durante o processo. Dona Walterlina também destacou a qualidade da água, que estava morna e limpa, e se disse “feliz e realizada” com a experiência.
Além de Tramandaí, outras praias como Torres e Balneário Pinhal também contam com esse serviço. A acessibilidade para pessoas com baixa mobilidade tem sido um ponto importante para melhorar a qualidade de vida, especialmente para idosos que não têm condições de chegar até a beira-mar sem apoio. A professora Luciana Fernandes, neta de Walterlina, enfatizou a importância dessa infraestrutura para garantir que todos possam viver plenamente momentos como o de um banho de mar no verão.