Linda Colla, uma mulher que vive com dor crônica, descreve a difícil experiência de extrair seus próprios dentes devido à falta de acesso ao atendimento odontológico pelo sistema público de saúde e à impossibilidade de pagar pelos serviços privados. Sem alternativas viáveis, ela recorreu à autoextração, um processo doloroso e demorado que levou semanas para cada dente. Utilizando apenas os dedos e um pedaço de tecido para obter melhor aderência, ela foi removendo seus dentes à medida que eles se afrouxavam.
Colla vive em uma casa em Ottery St Mary, Devon, com seus dois cães, Cleo e Josie. Em uma conversa telefônica antes do encontro, ela revelou que guardou os dentes extraídos, e ao ser questionada sobre eles, trouxe uma caixa contendo os dentes, que, com o tempo, estavam em estado deteriorado. Sua história ilustra as dificuldades enfrentadas por muitas pessoas no Reino Unido que, devido a fatores financeiros ou dificuldades no acesso aos serviços de saúde, se veem obrigadas a lidar com a saúde bucal de maneira extrema e autossuficiente.
Esse relato destaca a crescente pressão sobre o sistema de saúde, tanto público quanto privado, e a frustração de indivíduos que não conseguem obter os cuidados necessários para tratar condições dolorosas. A situação de Colla é um reflexo de uma realidade vivida por muitas pessoas que, por diferentes motivos, se veem sem opções e acabam tomando medidas extremas para lidar com seus problemas de saúde.