Thiago Monteiro, o único brasileiro a chegar às oitavas de final do Rio Open, foi eliminado na madrugada desta quinta-feira pelo taiwanês Chun-Hsin Tseng, que venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/4), 3/6 e 6/4, após 3h20min de disputa. Tseng, atual 125º do mundo, havia vindo do qualifying e superou o brasileiro, que agora deixará o Top 100 do ranking mundial, com previsão de cair para a 107ª posição.
Monteiro começou bem a partida, conquistando uma vantagem de 5/2 no primeiro set, mas viu Tseng reagir e forçar o tie-break, que o brasileiro venceu. No segundo set, Monteiro iniciou bem, mas o adversário virou o placar e empatou a partida. Na terceira e decisiva parcial, o taiwanês foi ligeiramente superior e, após aproveitar os erros de Monteiro, obteve a quebra decisiva para encaminhar a vitória.
Com a derrota, o Brasil não tem mais representantes no torneio de simples, restando apenas atletas na chave de duplas. A eliminação de Monteiro representa a saída do último tenista brasileiro da competição individual, após as eliminações de João Fonseca, Thiago Wild, Gustavo Heide e Felipe Meligeni na primeira rodada.