Thiago Monteiro foi o único brasileiro a vencer na estreia do Rio Open, superando o argentino Facundo Diaz Acosta por 2 sets a 1, após uma virada emocionante. Monteiro, 99º do ranking, perdeu o primeiro set, mas se recuperou no segundo e levou a decisão para o tie-break no terceiro, onde garantiu a vitória. A boa forma física do brasileiro foi um fator decisivo para o triunfo, que durou 2h38 de jogo.
Felipe Meligeni, por sua vez, foi eliminado logo na primeira rodada pelo casaque Alexander Shevchenko. O tenista brasileiro, que ocupa a 149ª posição no ranking, não resistiu ao bom jogo de Shevchenko e foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Meligeni chegou a quebrar o saque do adversário no primeiro set, mas não conseguiu manter o ritmo, sendo superado no segundo.
Gustavo Heide também teve uma estreia precoce, sendo eliminado pelo argentino Francisco Comesana em um jogo equilibrado, que terminou com o placar de 2 sets a 1. Heide, número 162 do mundo, levou o jogo para o terceiro set, após um tie-break no segundo, mas não conseguiu evitar a derrota com parciais de 7/6 (7/2), 6/7 (7/9) e 6/3.