O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) fez a terceira e última convocação para os cursos de formação de nove cargos de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As vagas são destinadas aos candidatos que permaneceram nas listas de espera após não confirmarem participação na segunda convocação, realizada no dia 11 de fevereiro. Aqueles que não se apresentaram nas duas primeiras chamadas foram eliminados, mas continuam concorrendo aos cargos de sua maior preferência.
Os convocados têm até terça-feira (18) e quarta-feira (19) para confirmar presença nos cursos de formação, que são obrigatórios e eliminatórios, impactando diretamente na continuidade do concurso. O curso de formação tem como objetivo preparar os candidatos com conhecimentos técnicos específicos e competências transversais, como ética e sustentabilidade, essenciais para as funções no setor público. As aulas ocorrerão em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para Auditor-Fiscal do Trabalho, que será híbrido.
A carga horária dos cursos varia entre 140 e 580 horas, dependendo do cargo. Durante o período de formação, os candidatos receberão 50% da remuneração inicial do cargo, com os devidos descontos legais, e poderão optar por manter os vencimentos atuais caso já sejam servidores públicos federais. Os custos com transporte, alimentação e estadia durante o curso ficam por conta dos convocados. O Ministério publicará, em 28 de fevereiro, a lista definitiva de convocados para matrícula nos cursos de formação e a classificação final para todos os cargos.