O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, emitiu uma ordem para a Polícia Federal elaborar e apresentar, em dez dias, um cronograma detalhado das operações planejadas para prevenir e combater crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal. A solicitação inclui operações a serem realizadas de março a dezembro deste ano, evidenciando a preocupação contínua com a preservação desses biomas críticos.
A demanda por um plano de operações surge em resposta aos incêndios criminosos que devastaram partes do Pantanal em 2024, com o objetivo de garantir que todos os recursos e logísticas necessários estejam disponíveis e adequadamente preparados para as operações futuras. Além disso, a PF deve informar sobre a atual disponibilidade de recursos para enfrentar esses desafios.
Além de convocar a Polícia Federal, o ministro Dino também agendou uma audiência para o dia 13 de março, que reunirá representantes dos estados envolvidos e do governo federal para discutir o progresso e alinhar estratégias. Nessa reunião, espera-se que os estados apresentem dados compilados sobre as queimadas recentes e seus planos específicos para mitigar os impactos e prevenir futuros crimes ambientais, reforçando a chamada pauta verde do STF.