O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará à Arábia Saudita em 14 de fevereiro de 2025 para participar da 1ª edição da Conferência de Al-Ula para Economias de Mercados Emergentes, organizada pelo FMI. O evento ocorrerá entre 16 e 17 de fevereiro, e Haddad aproveitará a viagem para reforçar as relações do Brasil com países como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Qatar. A agenda inclui discussões sobre investimentos e o foco em estreitar os laços políticos e econômicos com essas nações, especialmente considerando o potencial de suas economias em crescimento.
Durante a viagem, o governo brasileiro também buscará explorar oportunidades no campo da transição energética, dado que esses países são grandes produtores de energia fóssil. A equipe econômica brasileira acredita que há possibilidades para uma mudança na matriz energética, alinhada às necessidades globais de sustentabilidade. Além disso, Haddad participará de um painel de encerramento sobre a resiliência dos mercados emergentes no evento, moderado pela diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva.
O cronograma da viagem inclui uma série de reuniões bilaterais e eventos, com destaque para encontros com autoridades de países do Oriente Médio, além de conversas com ministros das Finanças de outras nações emergentes, como Turquia, Egito e Paquistão. A viagem de Haddad seguirá até o dia 20 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer a posição do Brasil no contexto global, especialmente em sua liderança no Brics.