O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir as pautas do setor agropecuário a serem apresentadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém do Pará. Fávaro destacou a importância da unidade do setor, afirmando que, com o mínimo de divergências, a agropecuária brasileira poderia se apresentar de forma coesa e eficaz, reforçando as boas práticas do setor para o mundo. A reunião foi considerada essencial para o alinhamento das estratégias que serão apresentadas durante o evento.
Além de discutir as diretrizes para a COP30, os participantes abordaram as políticas de base e setoriais, como o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), e as inovações tecnológicas da Embrapa que poderão ser implementadas. O ministério ressaltou a importância de destacar a agricultura, pecuária, floresta e sistemas alimentares, mostrando o impacto positivo dessas áreas para o desenvolvimento sustentável. Fávaro também mencionou a necessidade de apresentar boas práticas que reforcem o papel da agropecuária brasileira no combate às mudanças climáticas.
Por fim, o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, afirmou que a bancada está alinhada com o ministério para apresentar o legado da agropecuária brasileira, destacando a responsabilidade socioambiental do setor. Ele mencionou ainda a criação de um espaço dedicado ao setor durante a COP30, onde serão apresentados dados sobre a produção agropecuária. Lupion também destacou a boa vontade demonstrada pelo governo para trabalhar de forma conjunta em temas relacionados ao agronegócio e sustentabilidade.