O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reunirá com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para apresentar a Agenda União e Reconstrução 2025, que aborda seis eixos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil. Os principais pontos da agenda incluem a busca por uma economia mais justa, o estímulo ao empreendedorismo, a centralização da educação no crescimento do país, e o fortalecimento das políticas ambientais e sociais. A agenda reflete um esforço de articulação entre os ministérios do Governo Federal e as lideranças partidárias para fomentar o progresso econômico e social.
Os eixos estratégicos da agenda contemplam tópicos essenciais como a reforma da renda, a proteção ao meio ambiente digital, e o enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, a proposta também enfatiza a criação de leis para promover o desenvolvimento econômico, como a criação de mecanismos de crédito para o empreendedorismo e a proteção de dados no ambiente digital. O governo visa garantir maior equidade e justiça social por meio de medidas que abrangem desde a reforma fiscal até o fortalecimento da educação pública.
O ministro Padilha também destacou os avanços obtidos pela Câmara dos Deputados no último ano, incluindo a aprovação de diversos projetos essenciais para o país, além de mencionar que nove das prioridades apresentadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já estão incluídas na agenda. A união entre o Executivo e o Legislativo tem sido um fator importante para o avanço de reformas e legislações fundamentais ao desenvolvimento sustentável e à garantia de direitos para todas as camadas da sociedade.