O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou no Senado que os ministros do governo apoiam a candidatura de Davi Alcolumbre à presidência da Casa, com a votação marcada para este sábado. A declaração foi feita após Padilha sair da sala da liderança do governo, onde ministros que retornaram temporariamente aos seus mandatos para votar estavam reunidos.
Padilha aproveitou a ocasião para agradecer ao atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que encerra seu mandato no mesmo dia. Ele ressaltou a importância de Pacheco para a aprovação de projetos do governo e pela contribuição à democracia durante seu tempo no cargo.
O ministro anunciou ainda que o governo apresentará a Alcolumbre uma lista de projetos prioritários, incluindo iniciativas como o programa Acredita Exportação e a PEC para limitar a participação de militares em eleições. Ele também mencionou a proposta de um Plano Nacional de Educação para os próximos anos e um projeto voltado à proteção de crianças e cidadãos contra crimes no ambiente digital.