O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a criação do Gaeco Nacional, um novo grupo destinado a fortalecer as ações de combate ao crime organizado no Brasil. Com sede em Brasília, a estrutura visa aprimorar a atuação dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) que já operam em diversas regiões do país. A proposta do Gaeco Nacional é proporcionar uma resposta institucional mais eficaz e coordenada, organizando melhor as ações do MPF nesse enfrentamento.
O Gaeco Nacional terá um papel importante em investigações relacionadas a crimes que afetam os direitos dos cidadãos, como terrorismo, graves violações de direitos humanos, crimes ambientais em terras indígenas e delitos ligados a facções criminosas e milícias. A estrutura será composta por 15 membros, selecionados por meio de edital e nomeados pelo procurador-geral da República. A interação entre as diferentes unidades do Gaeco se dará com base em princípios de autonomia e cooperação, o que garantirá a complementaridade das ações.
A criação do Gaeco Nacional é o resultado de discussões internas no MPF desde 2019 e recebeu a aprovação do Conselho Superior da instituição. Com isso, o grupo busca fortalecer o combate ao crime organizado no país e coordenar as ações de forma mais eficiente, atuando de maneira a atender de forma mais eficaz as demandas por justiça e segurança.