O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou neste sábado (15) a campanha “Pule, Brinque e Cuide” em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de proteger crianças e adolescentes durante o carnaval de 2025. A ministra da pasta, Macaé Evaristo, destacou que o carnaval deve ser um espaço de diversão e convivência democrática, mas reforçou a importância de defender e proteger as crianças nesse período festivo.
A campanha visa conscientizar foliões, comerciantes e turistas sobre os riscos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, como trabalho infantil e exploração sexual. A principal orientação é que qualquer pessoa que perceba uma situação de abuso ou violação de direitos deve acionar imediatamente o Disque 100, serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, para a coleta de denúncias, mesmo de forma anônima. Além disso, a campanha busca mobilizar a sociedade para atuar de forma vigilante e solidária.
As denúncias feitas por meio do Disque 100 ativam redes de proteção social, como conselhos tutelares e outras instituições responsáveis pelo cuidado das crianças. Em Belo Horizonte, por exemplo, há um esquema de plantão dos conselhos tutelares que atuam em conjunto para garantir a segurança das crianças, especialmente no caso de crianças perdidas durante a folia. A campanha foi lançada durante o ensaio do bloco de carnaval Todo Mundo Cabe No Mundo, reforçando a importância da participação ativa de todos na proteção dos direitos infantojuvenis.