O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou, neste sábado (15), em Belo Horizonte (MG), a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” para o carnaval de 2025. A iniciativa visa mobilizar a sociedade para proteger as crianças e adolescentes durante as festividades, com foco na prevenção do trabalho infantil e exploração sexual. A ministra Macaé Evaristo destacou a importância do carnaval como um espaço de diversão e convivência democrática, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade de proteger as crianças.
A campanha incentiva que cidadãos, turistas, comerciantes e foliões se tornem aliados na luta contra violações dos direitos de crianças e adolescentes. Para isso, foi reforçado o uso do serviço gratuito Disque 100, disponível 24 horas, para a denúncia de qualquer tipo de abuso. O MDHC alerta que essas denúncias devem ser feitas imediatamente para garantir que as redes de proteção social possam agir rapidamente, especialmente em situações de risco durante o carnaval.
Em Belo Horizonte, o esquema de proteção inclui plantões dos conselhos tutelares que atuam em conjunto com a região metropolitana, garantindo que crianças perdidas ou em situação de vulnerabilidade sejam rapidamente localizadas e encaminhadas de volta com segurança. O lançamento da campanha ocorreu durante o ensaio do bloco de carnaval “Todo Mundo Cabe No Mundo”, marcando o início das ações preventivas para a festa deste ano.