O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou a 2ª convocação para os cursos de formação dos cargos de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que ocorrerão entre 11 e 12 de fevereiro. Os candidatos convocados devem confirmar sua participação online para garantir a vaga, sendo eliminados caso não se manifestem ou recusem a oportunidade. Aqueles que já confirmaram a presença nas datas de 4 a 5 de fevereiro e forem convocados para cargos de maior preferência não precisarão realizar nova confirmação.
Os cursos de formação têm como objetivo preparar os participantes para cargos no setor público, com ênfase no desenvolvimento de competências transversais como ética, sustentabilidade e foco nos resultados para a população. As aulas ocorrerão em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso de auditor-fiscal do trabalho, que será híbrido. A carga horária varia entre 140 e 580 horas, dependendo do cargo, e os candidatos precisarão atingir pelo menos 70% de aproveitamento e 75% de frequência nas aulas presenciais para aprovação.
A matrícula nos cursos será realizada entre 10 e 18 de março, com a apresentação de documentos específicos, como identidade e comprovante de pedido de licença para servidores públicos federais. O custo com transporte, alimentação e estadia será de responsabilidade dos candidatos, que também receberão 50% da remuneração prevista para o cargo durante o período de formação. O cronograma do CNU prevê novas listas de convocação, com a divulgação da terceira lista em 18 de fevereiro e a publicação da lista definitiva em 28 de fevereiro. O banco de candidatos aprovados é estimado em cerca de 16.000 pessoas.