O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou, nesta terça-feira (18), 42 candidatos para a terceira chamada dos cursos de formação inicial dos cargos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As novas vagas surgiram devido à não confirmação de participação de candidatos da segunda convocação, realizada em 11 de fevereiro. Os cursos de formação são essenciais para a continuidade dos candidatos no concurso, sendo eliminatórios e valendo para a classificação final.
Os convocados devem confirmar a participação nos cursos entre 18 e 19 de fevereiro, garantindo a vaga por meio da Área do Candidato no site do CPNU. A formação abrange nove cargos de nível superior, como analista de Comércio Exterior, Auditor Fiscal do Trabalho, e especialista em Regulação de Serviços Públicos, com carga horária variando entre 140 e 580 horas, conforme o cargo. As aulas serão realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para Auditor Fiscal, que será híbrido (presencial e virtual).
O processo de matrícula ocorrerá após a convocação, com documentos exigidos como identidade, CPF e comprovante de licença (para servidores públicos federais). Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial do cargo, com os devidos descontos. Os custos com transporte, alimentação e estadia são de responsabilidade de cada candidato. O CPNU é considerado o maior concurso público do Brasil, com 2,1 milhões de inscritos e 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.