O Ministério da Cultura (MinC) manifestou repúdio à decisão do cerimonial do Grammy 2025, que posicionou o cantor e compositor Milton Nascimento em um local incompatível com sua trajetória e prestígio internacional. A decisão foi vista como desrespeitosa, especialmente considerando as necessidades físicas de Nascimento, que tem 82 anos de idade. Em resposta, o MinC ressaltou a falta de sensibilidade ao não fornecer um tratamento adequado a um dos maiores nomes da música brasileira.
Milton Nascimento, por sua vez, comentou o episódio em suas redes sociais, explicando que não foi barrado do evento, mas optou por se ausentar ao perceber, um dia antes, que seu assento seria na arquibancada, enquanto artistas principais estavam posicionados nas mesas. Além disso, o cantor mencionou que estaria ao lado de Esperanza Spalding, com quem divide um disco indicado ao prêmio. Nascimento agradeceu o apoio de fãs e colegas que expressaram indignação com a situação.
No contexto do Grammy, o disco de Nascimento e Spalding concorria na categoria de melhor álbum de jazz vocal, mas o prêmio foi concedido à cantora Samara Joy McLendon. Spalding, em solidariedade, publicou uma imagem nas redes sociais de sua participação no evento, sugerindo que Milton deveria ter recebido o devido reconhecimento e apoio, destacando que a escolha do seu lugar na cerimônia não foi adequada.