O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Política Nacional de Apoio à Cultura (PNAB), destinou um total de R$ 2.174.466,63 para apoiar projetos culturais em Santarém. A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) divulgou, na sexta-feira (14), os resultados da análise de mérito cultural para o edital 01/2024, que selecionou 14 projetos para os Pontos e Pontões de Cultura, além de outros projetos no edital 05/2024, que contemplou nove iniciativas na categoria de Bolsas de Pesquisa em Audiovisual e outras nove em Multilinguagens.
Os recursos visam beneficiar trabalhadores e espaços culturais independentes, como microempresas, produtores e artistas da região. A distribuição dos valores segue a abertura dos editais e tem o objetivo de fomentar a economia criativa, promovendo o desenvolvimento do setor cultural sem vínculos formais de emprego. Esta iniciativa também visa fortalecer a presença e a diversidade cultural nas comunidades locais.
A Lei Aldir Blanc, que garante o repasse dos recursos, tem como foco a inclusão e o apoio à produção cultural local. Com isso, busca-se não apenas valorizar a cultura, mas também proporcionar oportunidades para que mais pessoas possam se dedicar ao setor, gerando impactos positivos para a economia criativa e para a sociedade como um todo.