O cantor Milton Nascimento não levou o prêmio de Melhor Álbum de Jazz Vocal no Grammy 2025, sendo superado por Samara Joy, que venceu com seu disco “Portrait”. Nascimento, que concorreu com o álbum “Milton + Esperanza”, uma colaboração com a cantora Esperanza Spalding, estava presente na cerimônia realizada na Crypto.com Arena, em Los Angeles. O músico mineiro, que se aposentou dos palcos em 2022, revelou em entrevista ao The New York Times que o álbum lançado em 2024 pode ser o seu último trabalho.
O álbum “Milton + Esperanza” inclui 16 faixas, mesclando músicas do repertório de Milton Nascimento com novas parcerias. Entre os destaques estão canções como “Cais”, “Morro Velho” e “Saci”, com participações de artistas como Guinga, Lianne La Havas, Diane Reeves e Paul Simon. A obra também inclui uma homenagem aos Beatles com a reinterpretação de “A Day in the Life”. O trabalho foi lançado pela gravadora Concord Music Group e apresenta um mix de músicas brasileiras e internacionais.
Além de Milton Nascimento, outros artistas brasileiros foram indicados ao Grammy 2025. Anitta foi nomeada na categoria de Melhor Álbum de Pop Latino, enquanto Eliane Elias e Hamilton de Holanda concorrem na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino. Entre os grandes favoritos da noite, destacam-se Beyoncé, Taylor Swift, Kendrick Lamar e Billie Eilish, que disputam os principais prêmios da cerimônia.