A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou no último domingo (2.fev.2025) a proposta de estabelecer uma mesa de trabalho com especialistas dos Estados Unidos para enfrentar o tráfico de drogas na fronteira entre os dois países. Sheinbaum afirmou que aguarda uma resposta do governo norte-americano sobre essa sugestão, mencionando que a colaboração seria essencial para abordar a questão de forma eficiente.
Além disso, Sheinbaum criticou a decisão do governo dos EUA de aplicar tarifas de 25% sobre produtos importados do México, destacando que essa medida impactaria gravemente a economia dos dois países, especialmente a dos Estados Unidos. A presidente mexicana ressaltou que as tarifas não eram aplicadas há 30 anos, desde a criação do tratado de livre comércio entre as nações.
A chefe do Executivo mexicano também respondeu a acusações da Casa Branca, que afirmava que o México teria laços com cartéis de drogas. Sheinbaum rejeitou categoricamente essas acusações, chamando-as de irresponsáveis e infundadas. Em relação ao impacto das tarifas, a presidente anunciou que detalharia as primeiras ações de seu “Plano B” para enfrentar a situação na segunda-feira (3.fev).