O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, que o funcionamento do metrô será ampliado nos dias de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial. A mudança foi articulada com a concessionária Metrô Rio a pedido da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), visando melhorar o acesso ao Sambódromo durante os eventos. A ampliação do horário de funcionamento ocorrerá especialmente nos ensaios que antecedem o carnaval.
Nos sábados 8 e 15 de fevereiro, o metrô funcionará até as 2h, enquanto nos domingos 9 e 16 de fevereiro, o horário será estendido até as 23h. Já nos ensaios de luz e som, programados para o final de fevereiro, o metrô funcionará até as 4h na sexta-feira, 21/02, até as 2h no sábado, 22/02, e até as 2h novamente no domingo, 23/02. Essas mudanças visam facilitar o deslocamento de foliões e participantes do carnaval, evitando transtornos.
No último sábado, 1º de fevereiro, houve confusão na saída de milhares de pessoas após os ensaios de algumas escolas, o que gerou preocupação sobre a logística dos eventos. A expectativa é que com a ampliação do horário do metrô, o fluxo de pessoas seja mais eficiente e evite problemas semelhantes durante os ensaios de escolas como Vila Isabel, Portela e Grande Rio, que já estão programados para o próximo sábado, 8 de fevereiro.