A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ocorrerá neste sábado (1º), às 16h, com a definição dos cargos entre os partidos. A distribuição foi acordada em reunião entre os líderes partidários e prevê as seguintes indicações: a presidência ficará com o Republicanos, representado por Hugo Motta (PB), enquanto as vice-presidências serão ocupadas pelo PL, União Brasil, PT, PP, PSD e MDB, com diferentes parlamentares para cada função.
Além das vice-presidências, os partidos também definiram as secretarias da Mesa Diretora, com o PT assumindo a 1ª secretaria, o PP a 2ª, o PSD a 3ª e o MDB a 4ª. As suplências de secretários também foram preenchidas com nomes de outros partidos, como o PL, PSB, Podemos e PSDB-Cidadania, garantindo a representatividade de diversas legendas.
A eleição para os cargos, incluindo a presidência, contará com a candidatura de Hugo Motta, que concorrerá com os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). O prazo para registro de candidaturas termina às 13h30, pouco antes da votação. A definição da Mesa Diretora é um momento importante para o início dos trabalhos legislativos, refletindo o equilíbrio entre as forças políticas da Câmara.