Um raro Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen de 1954, utilizado pelos pilotos Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, foi leiloado pela RM Sothebys em Stuttgart, na Alemanha, por 51,1 milhões de euros, o que equivale a R$ 309,5 milhões. O comprador permanece em anonimato. Este modelo faz parte de um conjunto exclusivo de apenas quatro carros com carroceria Streamliner e foi fundamental na conquista do título de Fangio no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1955, além de ter sido pilotado por Moss em Monza, onde registrou a volta mais rápida.
O veículo, que integra o acervo do Indianapolis Motor Speedway Museum, foi doado à instituição pela Mercedes em 1965, mas nunca participou de corridas ou eventos automobilísticos. O museu, que colocou 11 carros históricos à venda para financiar seu crescimento e aquisição de novos itens, não considera esse modelo parte direta da história da Indy 500 ou do autódromo, conforme declarado oficialmente.
Com apenas 14 unidades produzidas, o W 196 R se destaca por sua carroceria de magnésio, motor de quase 300 cv e câmbio manual de cinco marchas. Este modelo específico é o único dos quatro restantes que não pertence mais à Mercedes-Benz, estabelecendo-se como o carro de corrida mais caro já leiloado, ficando atrás apenas de outro Mercedes, o 300SLR Uhlenhaut Coupe, que foi vendido por 113 milhões de libras esterlinas em 2022.